Chess Ultra: Conjunto de xadrez Isle of Lewis
Foram descobertas em 1831, na Ilha de Lewis, nas Hébrias Exteriores, na Escócia, daí o seu nome.
Os especialistas calculam que foram fabricadas no século XII, algures entre 1150 e 1200, na Noruega ou Islândia.