Europa Universalis IV: Common Sense Expansion Pack
Common Sense é a quinta expansão de grande porte para Europa Universalis IV e tem como foco a diplomacia e o desenvolvimento interno das nações. Esta adição permite que você desenvolva pacificamente o seu país e construa um império "alto", enquanto também fornece a você as ferramentas para executar uma diplomacia grandiosa. Os recursos religiosos revolucionários adicionam profundidade e uma complexidade intrigante ao jogo.
A capacidade de trabalhar de perto com os seus súditos e controlá-los melhor através de interações e decretos, permite a qualquer um, com um pouco de bom senso, lidar com as dificuldades internas de monarquias constitucionais.
Nova jogabilidade religiosa: novas mecânicas para protestantes e budistas aprofundam a jogabilidade religiosa. Os protestantes adquirem a capacidade de criar sua própria igreja nacional obtendo tradição religiosa, enquanto os budistas devem manter o equilíbrio entre karma alto e baixo (um governante de karma alto se desconecta do mundo, enquanto um governante de karma baixo perde a confiança de seus soldados).
Devoção: a devoção das teocracias tem como base o quão fiéis são à sua fé, com a alta devoção aumentando o prestígio, a influência papal e a renda tributária. As teocracias escolhem seus sucessores de 6 alternativas diferentes, como um pregador influente ou o filho de um nobre.
Interações entre súditos: mais de 15 novas ações especiais que podem ser tomadas para com os súditos, como a instalação de sua própria dinastia nos tronos de seus vassalos.
Parlamento: governo parlamentar para repúblicas constitucionais e monarcas, e um governo parlamentar especial para a Inglaterra. Conceda assento no Parlamento às suas províncias e suborne-as para votar em questões que fortaleçam a sua nação.
Melhorias provinciais: desenvolva o imposto, a mão de obra e a produção de bens do seu império gastando poder monárquico.
Cidades livres do SIRG: pequenas nações no Sacro Império Romano-Germânico podem receber o status de Cidade Livre.
Ranques de governo: todas as nações são classificadas em ranques, desde pequenos ducados a grandes impérios, e podem aumentar seu ranque de governo à medida que ficam mais poderosas.