Unidades em choque
O pacote “Unidades em Choque” ressalta a natureza exaustiva e implacável da guerra, representando tropas italianas e austro-húngaras feridas e cansadas que não se veem nos cartazes de propaganda. Os itens consistem em roupas rasgadas e remendadas, equipamentos improvisados e uniformes descartados de tudo que não era essencial. Tem um novo uniforme para cada função nas facções italiana e austro-húngara, além de variações de capacetes, bigodes, ataduras e novos rostos.
Com o cansaço e a desilusão se instalando após a promessa de uma guerra gloriosa, os exercícios militares eram frequentemente ignorados e os soldados usavam os uniformes como melhor lhes conviesse. A escassez de materiais básicos como o couro levaria à introdução de equipamentos do tipo “Improvisado” nos exércitos austro-húngaro e italiano.
Neste DLC, o Exército Austro-Húngaro ganha uniformes esfarrapados e improvisados para representar seu estado de exaustão após anos de guerra. O equipamento do fuzileiro, por exemplo, exibe um grande casaco aberto e calças largas, enquanto o engenheiro usa uma túnica mal ajustada e ferimentos enfaixados às pressas. São frequentes os equipamentos substitutos mais baratos, como baionetas simplificadas e bolsos de metal prensado. Até mesmo o esplendor habitual do oficial é um tanto atenuado, usando uma braçadeira preta como sinal de luto.
Os soldados italianos aparecem em estado semelhante, geralmente sem equipamentos como bolsas de munição e cintos. Um uniforme Arditi tem uma túnica aberta e bandoleiras britânicas; o montanhista usa uma túnica de pele de toupeira em vez de lã. O engenheiro italiano recebe um uniforme da Compagnia della Morte ou “Companhia da Morte” — precursores fortemente blindados das tropas de choque Arditi, geralmente encarregadas de limpar o arame farpado nas primeiras levas de um ataque.
Tanto as tropas italianas quanto as austro-húngaras recebem equipamentos de cabeça com sinais de uso intenso, desde capacetes danificados e bonés esfarrapados até ferimentos enfaixados.
Estão inclusos também vários estilos de pelos faciais, desde o bigode do projetista de armas Paul Mauser até a barba extravagante do arquiduque Friedrich, o Duque de Teschen. Itens de personalização facial são ataduras adicionais com rostos ensanguentados como itens independentes para todas as facções. Os dois novos rostos se mostram magros e abatido.