Fechtbuch: Real Swordfighting behind Kingdom Come
O documentário Fechtbuch não só mostra a busca do Warhorse Studio por criar uma experiência única, como também apresenta as artes marciais medievais como um fenômeno e um elemento importante da história europeia.
Um dos elementos cruciais de Kingdom Come: Deliverance é o combate medieval, que nós do Warhorse Studios desenvolvemos de forma semelhante aos outros aspectos do jogo, ou seja, o mais fielmente possível, a fim de mostrar como os guerreiros medievais lutavam de verdade. O documentário Fechtbuch é um registro do que aprendemos na busca por esse objetivo e um guia para alguns dos segredos das artes marciais históricas.
Durante a produção desse filme, pedimos aos principais esgrimistas e praticantes de artes marciais tchecos e eslovacos que ajudaram a dar vida ao combate do nosso jogo que explicassem e demonstrassem os princípios e as técnicas básicas do combate medieval. Mostraremos armas e armaduras, apresentaremos várias escolas de luta com espadas e, junto com os mestres do combate, contemplaremos o significado do aprendizado da cavalaria no passado e hoje, seiscentos anos depois.
Peter Koza é considerado essencialmente o fundador das artes marciais históricas na antiga Tchecoslováquia. A primeira geração de esgrimistas históricos modernos emergiu sob sua orientação, e praticamente todas as escolas de HEMA ("Artes Marciais Históricas da Europa") sérias na Tchéquia e na Eslováquia — seja seu foco apresentações teatrais, seja encenações autênticas — de alguma forma, devem muito a ele. Em Fechtbuch, ele fala dos aspectos espirituais das artes marciais e de sua história, além de demonstrar com prazer os meandros das variadas abordagens das principais escolas de esgrima histórica.
Petr Nůsek é, essencialmente, um praticante de artes marciais, mas também é o principal coreógrafo de combate tcheco. Ele levou sua experiência a vários filmes europeus e de Hollywood, trabalhou como dublê e treinador de dublês e é, ocasionalmente, ator e dublê. Ele atuou como conselheiro em Kingdom Come: Deliverance e coreografou cenas de combate e de batalha. No documentário Fechtbuch, ele nos conta um pouco como a coreografia de combate, bem como as artes marciais, são um caminho específico pela vida, independentemente do século em que são praticadas.
Petr Vytopil, o principal tutor de esgrima tcheco, apresenta no documentário Fechtbuch os princípios da luta com espadas, em particular, a escola ofensiva alemã e sua ênfase no método "Vor", ou seja, a importância de manter a pressão sobre o oponente e prever todos os seus movimentos antes que ele tenha a chance de executá-los. Petr é um especialista na escola alemã de esgrima e luta com armaduras e também nos conta algo sobre como a luta de espadas medieval é reencenada hoje em dia.
Robert Waschka, da House of Knightly Virtues, em Brno, foi o principal consultor de combate de Kingdom Come: Deliverance, e todas as técnicas de esgrima que você vê no jogo são derivadas de seus movimentos. Robert ensina esgrima e ministra oficinas sobre o uso de diferentes armas em vários estilos e escolas de combate. No documentário Fechtbuch, ele explica como se envolveu com a esgrima e o que ela significa para ele, mostra-nos como segurar uma espada longa e onde golpear um oponente... e quando não é uma boa ideia falar com seu adversário.