O que começa como uma missão rotineira em um posto avançado agrário logo se torna o estopim de uma guerra épica. Você acaba de receber o posto de oficial executivo da SSV Normandy e agora precisa reunir e liderar um esquadrão de elite em uma sequência interminável de batalhas. Cada decisão que você toma não afetará só o seu próprio destino, mas o destino de toda a galáxia na trilogia Mass Effect.
É você quem cria e personaliza a figura de comandante Shepard, da aparência e habilidades a um arsenal exclusivo. Use habilidades devastadoras enquanto comanda e treina. Suas decisões definem o resultado de cada missão, as suas relações com a tripulação e, finalmente, a guerra inteira.
Da enorme Cidadela à paisagem radioativa hostil do mundo natal de Krogan, a amplitude do universo de Mass Effect deixará você de boca aberta. Viaje até os postos de vigia mais afastados a bordo da SSV Normandy, a nave mais tecnologicamente avançada da galáxia. Você seguirá as pistas deixadas por antigas civilizações, descobrirá bases secretas com tecnologias fantásticas e liderará sua tripulação escolhida a dedo em batalhas explosivas contra alienígenas.
Encontre e combine o esquadrão e as armas ideais para cada batalha para alcançar a vitória. "Conheça seu inimigo". O conselho de Sun-Tzu continua com a mesma relevância em 2183. Escolha bem suas equipes, pois as táticas para enfrentar inimigos com ataques bióticos ferozes devem ser diferentes das adotadas contra um Geth Colossus com armadura pesada.