Patron
Patron usa os princípios estabelecidos pelos clássicos do género e melhora a experiência com uma extensa árvore de pesquisa e introduzindo no jogo (e ao género em si) intricadas dinâmicas sociais. Felicidade, a medida simples encontrada em jogos do género, é, no caso de Patron, um sistema de jogo completo em direito próprio.
Para tirar o melhor partido das oportunidades nessa nova terra, você precisará de construir prédios residenciais, quintas, locais de produção e manufatura, e dezenas de outros edifícios necessários para recolher as riquezas da terra.
Cada decisão que você fará como Patron será recebida com diferentes reações de diferentes grupos sociais. Você necessitará de verdadeiro talento político para equilibrar assunto sensíveis como religião, imigração, lealdade, pobreza... O que quer que escolha fazer, poderá ter consequências imprevisíveis no futuro.
Gerir as suas tarefas e os seus cidadãos de maneira atempada e eficiente lhe permitirá se preparar e adaptar a variáveis externas como clima agreste ou diferentes estações.
Não interessa o que você faça, tragédias inesperadas sempre poderão atingir o seu povo. Eles olharão para você em busca de proteção e ajuda.