Crie a sua Lista de Desejos, coletando objetivos ao longo da vida dos Sims assim que se tornarem Jovens Adultos. Aparecerão itens na lista com base nos traços e relações familiares do seu Sim, e também é possível escolher os que você quiser. Se a sua vida terminar com a lista inacabada, este Sim poderá dedicar o pós-vida a concluir seus Negócios Inacabados. A recompensa final por realizar tudo na lista é a opção de Renascer, embora ainda seja possível Seguir em Frente ou permanecer neste plano como Fantasma.
Faça da morte a sua aspiração de vida com uma carreira de ceifar almas, ajudar Fantasmas, combater assombrações e muito mais como integrante da equipe da Dona Morte. Fora do trabalho, você poderá passar o dia explorando Criptas e treinando sua habilidade de Tanatologia para a nova Aspiração, Especialista em Fantasmas. Estas e outras atividades sombrias, como criar um vínculo com seu corvo de estimação ou coletar e ler as Cartas de Tarô perdidas da Senhora Rosalinda Caixão, serão interessantes para Sims Macabros, um dos 3 novos traços.
Sims diferentes sentirão luto de maneiras diferentes. Existem 4 tipos, que irão se manifestar conforme a personalidade de um Sim e seu relacionamento com quem se foi. Rituais de Luto são editáveis e espontâneos, permitindo realizar o evento que melhor se encaixe na sua história. Sims poderão criar Testamentos em vida, que permitirão deixar Heranças, distribuir Simoleons e muito mais. Também é possível homenagear os mortos com memoriais contendo seus retratos e depositando suas urnas em Criptas ou Caixões em Túmulos Personalizados.
Permaneça como Fantasma e dedique o pós-vida a ajudar ou aterrorizar os vivos. Fantasmas avançam suas habilidades conforme realizam ações, como ajudar com tarefas domésticas ou levitar Sims vivos e deixá-los de cabeça para baixo (divertido e TAMBÉM rentável: eles podem derrubar Simoleons!). Suas interações com os vivos podem gerar Essências de Medo ou Boa Vontade, que podem ser vendidas por Simoleons. Há muito para se fazer após a morte. Fantasmas podem até mesmo se juntar para um Oba-oba espectral.
O véu entre a vida e a morte é tênue em Ravenwood, com três vizinhanças. Os habitantes das duas primeiras são (quase) todos vivos, mas na terceira são os Fantasmas que fazem sua morada. Sims Vivos podem utilizar o Brejo Sinistro por lá para ter uma experiência extracorpórea como Fantasmas Temporários. Mas é melhor não abusar.