Um mundo irreal espera pelo teu Sim e quando encontras o portal secreto há descobertas místicas em cada curva. Interage com familiares, lança feitiços aos Sims à tua volta e prepara poções para amigos e inimigos.
Estuda os ensinamentos clássicos, aprende com mentores feiticeiros e transforma-te num Spellcaster completando uma aventura. Coleciona e lança feitiços para fazer os Sims lutarem, invocar comida ou até trasnformar outros em objetos. Cria poções bebíveis para fazeres os Sims apaixonarem-se, remove maldições indesejadas ou vive para sempre!
Um familiar etéreo — ou protetor — irá ajudar o teu Sim a tornar-se o Spellcaster que estava destinados a ser. Invoca um dragão, uma fada ou o familiar que melhor se adequa à personalidade do teu Sim como guarda pessoal e dá-lhe um nome criativo.
Entra no espírito de feitiçaria com roupas que combinam com o teu Sim. A roupa extravagante está pronta para usares junto do caldeirão, e os conjuntos discretos são perfeitos para lançares novos feitiços. Coleciona varinhas e vassouras para compores o look e depois decora salas com objetos encantadores.