A ALP-45DP é uma locomotiva moderna e inovadora que começou a operar no início da década de 2010. Substituindo os motores a diesel mais antigos, a ALP-45 está equipada com um pantográfico e um motor a diesel para operações bimodais, permitindo que ela percorra as linhas não eletrificadas de Nova Jersey.
Ao contrário da ALP-46, a ALP-45DP é apenas uma locomotiva de cabine única com espaço para dois motores V12 turbinados, que, ao serem combinados, são capazes de empurrar e puxar trens de passageiros para longe dos fios com 4.200 cavalos de potência no capô. Ao usar fios aéreos, a ALP-45 pode extrair energia dos fios de 25 kV da Morristown Division e da configuração de 12 kV de Newark, permitindo que ela opere do Hoboken Terminal até a Penn Station de Nova York.