Warhammer 40,000: Gladius - Escalation Pack
Cada nova unidade agrega algo novo à facção: habilidades de apoio, poder de fogo superior, poderes psyker devastadores e muito mais.
O mecanismo Forgefiend Daemon foi criado originalmente para disseminar a morte entre as forças inimigas que vêm de longe. Com um formato parecido ao de um centauro, o torso do Forgefiend ostenta dois suportes para armas que carregam imitações infernais de armamentos imperiais.
Os Forgefiends mais comuns são criados com torturantes pares de canhões automáticos no lugar dos membros principais, que são conjuntos de pistolas giratórias que permitem foiçar com extrema facilidade massas de tropas inimigas e até mesmo veículos levemente armados.
Os Hive Guards são bestas fortemente armadas que usam bioarmas simbióticas extremamente poderosas. Embora ele não tenha olhos, o Hive Guard possui uma débil habilidade telepática que o deixa perceber tudo usando os sentidos de outros Tyranids, o que confere a ele uma infinidade de informações sobre os alvos, que podem oprimir até mesmo os mais sofisticados estrategistas tecnológicos. A escassa capacidade mental compartilhada do Hive Guard significa que, sem a orientação da Hive Mind, ele simplesmente fica parado no lugar, esperando as presas se aproximarem dele, em vez de se mover para lutar.
Enquanto os Tech-Priests são caçadores de conhecimento, os Skitarii Rangers são caçadores de criaturas autoconscientes — especialmente os inimigos do Omnissiah. Esses ciborgues incontroláveis não descansam até que a sangria acabe, pois eles são movidos pelo imperativo de localizar seus inimigos e garantir a destruição deles. Eles não fazem isso com golpes Drop Pod lançados de cima nem com o repentino teletransporte rumo ao núcleo dos inimigos, mas sim perseguindo sua presa ao longo de semanas ou até mesmo meses, até que ela não tenha mais como fugir. Quando o alvo designado está na mira, o ar é preenchido por golpes e crepitações do armamento galvânico, tudo isso enquanto os Skitariis continuam a avançar incansavelmente. O fedor de cadáveres eletrocutados nunca está muito atrás.
O primeiro momento em que o inimigo reconhece a presença do Esquadrão de Scouts é quando seu avanço é impedido de modo violento e repentino. Cabeças rolam e guerreiros são esmagados com buracos precisos abertos nos crânios pelo fogo de elite. O estampido repentino das pistolas arremessa os inimigos pelos ares e abre crateras no peito e nas costas deles. As pistolas de ferrolhos gritam, e esse ruído se contrapõe ao fogo pesado dos ferrolhos e aos gritos dos que sucumbem, prendendo os inimigos no fogo cruzado e os destroçando com granadas de reação em massa. Nem mesmo a artilharia e as tropas de choque com armas pesadas estão seguras, pois os Scouts à espreita se revelam repentinamente para trazer o caos às linhas inimigas de retaguarda. Não importa como o Esquadrão de Scouts escolhe atacar seus inimigos — isso sempre ocorre de surpresa e de um local inesperado, com sua furtividade e astúcia se mostrando tão mortais quanto os ferrolhos e as lâminas.
Com o nome obtido do alto uivo que essa arma faz quando é disparada, o Devil Dog consegue golpear inimigos muito mais pesados do que ele no combate armado. Na verdade, muitas hordas de Devil Dogs se comportam como grandes caçadores ou assassinos de monstros, craques na erradicação da armadura dos inimigos e de ativos de infantaria excepcionalmente pesados. Os inimigos que precisam lutar em campanhas prolongadas em solo denso contra a Guarda Imperial logo percebem que devem temer a silhueta arqueada do Devil Dog, e os que ousam enfrentá-lo têm seus veículos reduzidos a uma escória derretida por esse agressivo e ágil tanque de caça.
Os Ghost Arks têm a missão de fazer um arrastão em busca de restos de Necrons que não conseguem se reparar sozinhos. Os componentes recuperados são agrupados por enxames de escaravelhos construtores que retornam os Necrons derrotados à sua funcionalidade total. Os guerreiros recuperados são então mantidos em estase até que o Ghost Ark alcance seu limite de atuação, quando ele então devolve sua carga ao túmulo ou a implementa diretamente na batalha. Os Ghost Arks são normalmente usados como transportes convencionais que carregam reforços até a batalha. No entanto, eles retomam a força total depois que sua sinistra carga desembarca. Vagando atrás das fileiras de Necrons, os Arks brilham com energias cor de esmeralda enquanto reparam os soldados de infantaria caídos, um após o outro. Aos inimigos resta apenas testemunhar com horror que seus melhores esforços para aniquilar os Necrons foram todos em vão.
O Hornet é um pequeno veículo de ataque que comporta apenas um piloto, implementado pelas forças armadas de Aeldari para ocupar a ágil função de saque e reconhecimento. Ele pode ser encontrado na linha de frente dos ataques armados de Aeldari, disparando à frente da força principal de Wave Serpents e, frequentemente, operando lado a lado com outros veículos de ataque de alta velocidade, como Jetbikes e Vypers. O motor do Hornet é uma maravilha do gênero até mesmo para os altos padrões de corrida de Aeldari.
Favoritos entre Speed Freeks e Flyboys terrestres, os Megatrakk Scrapjets oferecem aceleração impulsionada por foguete, poder de fogo impressionante e a satisfação de se chocar com as linhas inimigas graças à sua gigante e eficaz furadeira de impulso. Esses veículos permitem que os antigos pilotos Ork se deleitem com a vaga lembrança de moer os inimigos à queima-roupa — um prazer que, obviamente, quase sempre fazia com que o Flyboy fosse destroçado. Explosões surgem em meio aos inimigos enquanto rokkits e mísseis colidem com seus alvos. Ao mesmo tempo, atiradores de cauda Grot usam grandes e tagarelantes shootas para disparar por toda parte. A matriz de armamentos soldados, parafusados, rebitados e amarrados em um Megatrakk Scrapjet é assustadora.