Os Deuses abandonaram Midgard. Antigamente uma terra próspera repleta de feras e seres míticos, agora ela apodrece de dentro para fora, corrompida por forças desconhecidas. Os guardiões do reino escolhidos de Odin se foram. Na ausência deles, a sagrada Árvore Ancestral a qual juraram proteger está exposta a abusos e manipulações. Agora, a única esperança que resta é Estra, a filha do último grande líder da humanidade.
Com grande ênfase na narrativa, a jornada de Estra por Midgard é envolta em mitologia nórdica, reviravoltas misteriosas e decisões com consequências. Os jogadores vão interagir com diversos personagens e compartilhar as descobertas de Estra, à medida que ela aprende mais sobre o passado de sua família e a escuridão iminente que se espalha pelo reino.
O caminho de Estra é cheio de decisões difíceis e personagens não confiáveis que podem desviá-la do rumo. A história dela está entrelaçada com a capacidade do jogador de diferenciar fato de ficção e de escolher o certo em vez do errado. Evite batalhas, ajude companheiros e salve seu povo, mas lembre-se que as consequências recairão sobre Estra.
A violência nem sempre é necessária, mas, quando a ocasião exige, o combate de ATONE é uma dança delicada de espadas e machados. O combate é baseado no gênero de jogo de ritmo e nas mecânicas de títulos como Guitar Hero e Dance Dance Revolution. A música é um componente essencial, e cada luta recebe sua própria canção.
A música e o design de som de ATONE são composições do artista australiano Luminist (James Shuar), uma trilha de heavy synth com sons digitais de instrumentos de época específicos.