Whiskerwood
Abra as montanhas, atravesse os mares e explore novas terras selvagens para contruir gradiosas cidades: a engenhosidade dos humildes ratos é a atração principal em Whiskerwood. Você estabelecerá sistemas de automação elaborados para gerenciar suas complexas cadeias de produção de forma eficiente ao mesmo tempo em que lidará com as opressivas demandas dos seus senhores gatos.
As cidades de Whiskerwood são construídas em ilhas, cujo espaço sempre será limitado, ainda que possa variar. Use o vigor dos roedores para construir em direção aos céus ou cavar nas profundezas da terra, nos penhascos e nas montanhas espalhados pelo terreno para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Crescer na vertical é a chave para o sucesso em Whiskerwood, e lhe dará tanto grandes oportunidades quanto desafios.
O seu navio levará uma reserva inicial de recursos e um grupo de ratos, mas você deve se apressar para estabelecer as estruturas que formarão a base da sua colônia, incluindo instalações de serviços essenciais e de produção para garantir seu crescimento e prosperidade. Crie uma rede logística, construa instalações de saúde e faça com que os edifícios recebam manutenção e aquecimento adequados, para então enviar seus ratos a derrubar árvores, minerar nas montanhas e cuidar dos campos e da pesca. Os gatos exigirão o que lhes é devido, mas seus cidadãos abandonarão a colônia se as necessidades diárias deles não forem atendidas. Será necessário encontrar um equilíbrio entre as necessidades dos ratos e as demandas dos gatos.
Os colonos terão atributos únicos que afetarão as habilidades deles em realizar as tarefas com eficiência, além de pertencerem a uma dentre várias guildas que influenciam suas respectivas preferências, forças e fraquezas. Atribua tarefas adequadas a cada um de seus ratos prestando atenção aos traços de personalidade deles: alguns darão preferência a viver no subsolo ou sozinhos, enquanto que alguns não se importarão com a poluição e podem viver alegremente mesmo nas partes mais industrializadas da colônia. Já outros serão marinheiros habilidosos e comandarão navios que desbloquearão oportunidades além de suas praias.
A vida não é fácil para os pioneiros: longe de casa e sem os confortos familiares à sua espécie, você deve aprender a suportar e a utilizar as forças da natureza para sustentar sua colônia e atender às várias necessidades e desejos da população de roedores.
O clima tem um papel essencial no sucesso da sua nova casa. Um dia tempestuoso pode acabar levando o entusiasmo natural dos seus ratos por água abaixo, e uma frente fria pode arruinar a colheita de toda uma estação ou deixá-los em perigo. Construa complexas redes de canos para aquecer a água e gerencie os sistemas de climatização à vapor. Vá até as profundezas da terra para proteger suas reservas durante o inverno.
Os engenhosos ratos não são apenas trabalhadores, eles são espertos e capazes de aproveitar o poder da automação para farejar a eficiência em cada canto. Implemente sistemas com esteiras para carregar recursos por longas distâncias para cima e para baixo na colônia com muito mais velocidade do que seria possível nas patas dos ratos e busque tecnologias avançadas para evoluir de uma colônia de patufatura a uma ratópolis à vapor.