Ganhe acesso ao planador para que você possa planar como um esquilo pelos pontos mais altos de Heart of Maguuma. Dominar o movimento pela selva desbloqueará a habilidade de planar até locais que antes eram inalcançáveis. Ao treinar sua Gliding Mastery, você terá a opção de voar livremente pelo topo das árvores, escapar dos perigos que aguardam você no solo da selva, usar o ar em sua vantagem em combates contra certos inimigos e se salvar da morte por quedas acidentais.
Guild Wars 2: Path of Fire introduz montarias que são muito mais do que apenas um aumento de velocidade, são uma forma completamente nova de mover-se pelo mundo de Tyria. Desbloqueie e treine novos companheiros usando o sistema de Mastery, e explore livremente saltando sobre desfiladeiros, escalando encostas íngremes, e deslizando sobre a água e areia movediça.
Cada expansão inclui acesso a nove especializações de elite inéditas. Com uma variedade de estilos, armas e características para escolher, existem mais opções do que nunca para ajudar você a personalizar seu personagem.