Desenvolvido na década de 1950, o Type 1 Elétrico inglês foi o primeiro grande passo da British Railways em direção ao diesel. Após muitas tentativas e erros, o Type 1 demonstrou o potencial da sua locomotiva de 1000 HP (746 kW). Entre 1957 e 1968, um total de 228 foram produzidas.